A Helena Cerqueda é a responsável pela criação do negócio vegan The Vegan Cake. Se pretendem experimentar soluções de bolos e salgados 100% vegan é com ela que têm de falar. A The Vegan Cake pretende satisfazer os mais “gulosos” com produtos vegan, alternativos e amigos do ambiente.
Curiosos? Entrem connosco nesta pastelaria vegan e fiquem a conhecer melhor o projeto The Vegan Cake.
The Vegan Cake nasce…
… como forma de dar resposta aos “momentos gulosos” de uma Helena vegan e com dificuldades em encontrar opções “gulosas” 100% vegetais. Para ultrapassar essa barreira, a Helena colocou “os pés ao caminho” e começou a preparar doces e bolos na sua própria casa para si e para os seus amigos. Apaixonou-se pela cozinha e pela pastelaria pelo que hoje, são duas coisas importantíssimas na sua vida. À medida que a Helena se envolvia mais com a pastelaria e a cozinha vegan, os seus interesses começaram a divergir da cultura empresarial da multinacional onde trabalhava, apesar de adorar a empresa. Percebeu que para além disso, também estava a precisar de alinhar num novo desafio e ser responsável e autónoma num novo projeto.
Em Março de 2019, inscreveu-se por impulso, num festival vegan na cidade de Braga e conseguiu esgotar todos os seus produtos em apenas um dia. J A motivação para continuar e progredir vieram dos ótimos feedbacks que obtiveram durante a feira.
Nasceu assim, “o sonho de criar um negócio próprio alinhado com os seus valores e visão de negócio”.
A missão da The Vegan Cake…
… é garantir que os consumidores vegan ou não vegan possam usufruir de opções de pastelaria tradicional 100% vegetal a preços competitivos. Promove a alimentação Vegan, demonstrando como a mesma pode ser saborosa e que pode ser uma alternativa aos produtos de pastelaria a que estamos habituados a consumir.
The Vegan Cake confeciona e disponibiliza…
… uma gama variada de produtos de Bolos e Salgadinhos 100% Vegetais. Os produtos com mais saída sãos os rissóis de Alheira e Queijo e o delicioso Bolo Brigadeiro. Recentemente, produtos como Donuts, Rufadinhas e mini Tartes passaram também a fazer parte da ementa. A The Vegan Cake também disponibiliza produtos sem glúten e/ou açúcar refinado e consegue apresentar soluções de Cake design.
A confeção dos produtos é personalizada consoante o pedido dos clientes. A entrega dos produtos é feita em casa do cliente, sendo um serviço premium. Por esse mesmo motivo, não têm um espaço aberto ao público.
A The Vegan Cake é um negócio que trabalha de forma a ser o mais sustentável possível, pois…
… a alimentação à base de vegetais e frutas tem um menor impacto ambiental em comparação com outras formas de alimentação. Por exemplo, a produção de plantas exige o consumo de menos água potável e espaço do que a produção animal. Para além disso, a sua produção emite menos gases (dióxido de carbono e metano).
A Helena ressalva que para a produção de um hambúrguer são utilizados 2400 litros de água, que 91% da desflorestação na Amazónia é causada pela pastorícia e por plantações intensivas de cereais para a produção de ração para gado e que a pesca é responsável por 40% da poluição dos oceanos com redes de pesca.
A The Vegan Cake minimiza a utilização de plástico e todas as suas embalagens são de papel.
A The Vegan Cake depara-se com algumas situações desconfortáveis…
… que ocorrem devido ao preconceito e ao desconhecimento que existe quanto à alimentação vegetal. Existe o mito que ser vegan é comer salada. Felizmente essas ideias pré-concebidas estão a esbater-se cada vez mais, pelo que as pessoas estão cada vez mais abertas a experimentarem coisas novas relativas à alimentação vegan. O mercado vegan tem sofrido um crescimento exponencial nos últimos anos, mas ainda continua a ser um nicho de mercado. De forma a conseguirem atrair mais clientes para o consumo dos seus produtos, optaram então pela entrega pessoal e não pelo espaço físico de venda de produtos.
As duas rotas de entrega são:
– Maia, Porto, Gaia, Santo Tirso, Famalicão, Guimarães e Braga
– Maia, Porto, Gaia, Santa Maria da feira, Aveiro e Viseu
O mercado da alimentação vegan está em crescimento exponencial…
… pelo que a oferta de produtos para este tipo de dieta alimentar tem vindo a crescer e cada vez mais existem mais opções de pastelaria 100% vegetal.
A Helena sugere que, para que haja uma maior consciência da importância de sistemas alimentares sustentáveis, é necessário…
… educar e consciencializar as pessoas para começarem a perceber que as suas escolhas de consumo têm consequências e perceberem quais são. A informação pode vir das escolas mas também pode ser incutida na população a necessidade para se tornar mais curiosa e pesquisar as cadeias de fornecimento dos alimentos e quais as consequências que o consumo dos mesmos têm, não só a nível alimentar, mas social, ambiental e económico.
Os governos dos países necessitam de ser também informados e de tomar decisões baseados nessas informações.
Divulgação:
Facebook: @The Vegan Cake
Instagram: @the.vegan.cake