O Joep deu-nos a conhecer a Associação Quinta das Águias, em Paredes de Coura. A preservação da biodiversidade e a diminuição da pegada ecológica, a partir da adoção de dietas mais sustentáveis e que respeitem o equilíbrio do Planeta Terra, são as principais causas da Associação.
Interessado(a) em conhecer melhor esta Associação? Vamos lá “refugiar-nos” no mundo da Quinta das Águias!
A Quinta das Águias…
… é uma associação que se propõe a desenvolver, partilhar e estimular formas de vida mais sustentáveis. Defendem a preservação da biodiversidade e dos animais, recolhem e protegem sementes e recorrem ao método de produção biológico, à permacultura e ao sistema agroflorestal. Promovem o Ecoturismo e uma alimentação à base de plantas (vegan).
A Quinta das Águias é um santuário para os animais e a biodiversidade. Os animais residentes na Quinta encontraram um lar, após terem sido recolhidos de situações de maus tratos. A ajuda dos padrinhos é fundamental para o seu bem-estar. Para conhecer o Robin ou a Goji, entre outros animais, basta aceder ao site da associação.
A promoção de uma alimentação vegan passa pela elaboração de refeições baseadas em sementes, frutos secos, cereais, leguminosas e vegetais. Utilizam, na sua maioria, ingredientes biológicos, acessíveis e locais para a confeção das suas receitas.
Promovem ainda uma iniciativa, denominada de Clube Vegetariano, em que as pessoas partilham e experimentam novas receitas numa espécie de “laboratório culinário”.
Para o Ecoturismo, transformaram uma casa de campo e restauraram um celeiro antigo em Casas de Hóspedes.
As formas de ajuda à Associação Quinta das Águias, passam por apadrinhar um animal, ajudar através de doações ou através de trabalho voluntário.
As motivações que impulsionam o serviço que a Quinta das Águias presta,…
… prendem-se com a vontade que têm em criar soluções para os grandes desafios que enfrentamos (alterações climáticas e a extinção em massa das espécies), promover uma conduta ética com o respeito por todas as formas de vida e um estilo de vida consciente e saudável.
Este projeto encontra-se relacionado com a área da sustentabilidade alimentar,…
… tendo em atenção características ambientais, éticas e de saúde.
O maior problema com que a Quinta das Águias se confronta…
… é a ignorância que existe, relativamente a estes temas, e os preconceitos que daí surgem. A sua função é de informar as pessoas através da utilização de meios de comunicação e deixá-las experimentar uma forma de vida e alimentação mais sustentável.
De uma forma geral, segundo o Joep, começa a existir uma maior consciência por parte das novas gerações,…
… o que está a ditar um maior interesse do mercado dominado pelas grandes empresas, pela área da sustentabilidade. Apesar de Portugal ainda estar atrás de outros países, Joep repara que o interesse pela temática também tem tido um rápido crescimento.
Para que a sustentabilidade alimentar pudesse ter mais impacto, a Quinta das Águias sugere que…
… o setor agrícola e a indústria alimentar mude a forma como os alimentos são produzidos e consumidos, pois são os principais responsáveis, juntamente com a legislação implementada e o poder económico institucionalizado, pela forma de consumo alimentar insustentável actual. Têm o poder de mudar o sistema e, para que isso aconteça, uma postura ativa por parte do consumidor pode pressionar as empresas a assumirem novas responsabilidades e a irem ao encontro das novas preocupações do cliente.
Os programas letivos deveriam incorporar informação sobre como os alimentos são produzidos e preparados e como funcionam as cadeias de fornecimento alimentar, alertando para o impacto das escolhas alimentares do consumidor sobre o ambiente, a saúde e a vida do planeta Terra.
Divulgação:
quintadasaguias.org
www.facebook.com/associacaoquintadasaguias
www.instagram.com/quintadasaguias