Já ouviram falar da Phenix (Fénix em Português)?
Sim, é a ave mitológica possuidora de uma força descomunal, e capaz de resurgir das cinzas. Mas também é o nome de um projeto com imensa força de mudar mentalidades e de ajudar o planeta a resurgir das cinzas onde, infelizmente, se encontra.
O Eurico Estêvão, responsável pelo departamento de comunicação e eventos da Phenix Portugal e a Mariana Abreu, COO da mesma empresa, deram-nos a conhecer o projeto que trabalha na área do desperdício alimentar e não alimentar. Trabalham todos os dias para que um dia, cheguemos ao “patamar do desperdício alimentar zero”
Curioso/a? Vamos lá então entrar no mundo da Phenix!
O projecto Phenix surgiu…
…” em França no ano de 2014, com dois jovens que se depararam com um mercado de trabalho muito virado para o lucro, decidindo criar uma empresa que tivesse acima de tudo uma motivação social.”
Estes dois jovens criaram o projeto com base na sua principal preocupação social, o meio ambiente, mais propriamente a existência de excedentes. Assim, “decidiram criar uma empresa que desse uma segunda vida a estes produtos.”
“Apesar de sermos uma empresa, a nossa filosofia de actuação passa precisamente pela redução do desperdício alimentar e não alimentar, querendo atingir o patamar do desperdício zero.”
A Phenix…
… “é uma empresa social e ambiental com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar e não alimentar, da grande distribuição.”
Possui diferentes vertentes, entre as quais…
… a vertente empresarial que engloba a parte de consultoria no âmbito do desperdício alimentar e não alimentar, a reconversão de quebras (excedentes) em doações e ainda a consultoria no âmbito da legislação relativa a estes temas.
A vertente voltada para as Instituições de Solidariedade Social está ligada à angariação de Instituições para atuarem como receptoras dos excedentes, pelo estabelecimento de comunicação e mediação de relações entre as Instituições e as cadeias de grande distribuição, de forma a agilizar o processo de doação.
Por fim, mas não a menos importante, possuem também uma vertente relacionada com o consumidor geral pois, está em desenvolvimento uma aplicação móvel gratuita de combate ao desperdício alimentar dos pequenos e médios comerciantes, restauração, etc. Com esta aplicação, os comerciantes aderentes podem lá colocar os excedentes do dia, sob a forma de cabazes, ficando disponíveis para aquisição a um preço reduzido, para o público em geral.
A equipa da Phenix Portugal, para além do Eurico e da Mariana, é constituída pelo…
… Frederico Macedo Santos, CEO da empresa, por dois Regional Managers, a Nicole Vaz e a Rute Lourenço, pela Bárbara Rodrigues, que é a App Manager da empresa e por quatro Business Developers, a Sofia Barbeiro, a Catarina Pereira, a Mariana Correia e a Cibelle Vasconcelos.
Este é um projeto preocupado com a sustentabilidade alimentar, porque…
… um dos seus principais objetivos é a redução do desperdício alimentar nas cadeias de grande distribuição.
Atualmente, o maior desafio com que a Phenix se depara…
… é a inexistência de um enquadramento legal, “no que diz respeito às doações e ao destino a ser dado aos excedentes de produção”.
De forma a contornar a situação, utilizam “como referência as práticas de outros países, como a França, mas também parcerias com entidades, como a ASAE.”
A mudança de mentalidades e hábitos de consumo…
… é mais uma das preocupações da Phenix. Como tal, “trabalhamos no sentido de formar e capacitar as entidades com quem trabalhamos, no decorrer da nossa intervenção.
Ainda nesta linha, tentamos também sensibilizar o público em geral, através de conteúdos informativos nas nossas redes sociais.”
Tanto em Portugal como a nível global, a Phenix…
… tem verificado que há “um grande desconhecimento no que toca a estas temáticas do desperdício e das doações” mas, ao mesmo tempo verificam que há “interesse e uma forte adesão na alteração de comportamentos.”
Para a Phenix, para que a sustentabilidade alimentar possa ter mais impacto, é necessário,…
… “uma maior consciencialização do público em geral, melhor definição de políticas públicas para o combate ao desperdício, campanhas de reeducação do consumidor e uma maior e melhor informação sobre os produtores alimentares.”
Divulgação:
https://www.facebook.com/PhenixPortugal
https://www.instagram.com/phenix.portugal
https://wearephenix.com