A Marta e a Ângela são duas amigas das Ciências Sociais que decidiram “combater” a forma como nos alimentamos e adquirimos alimentos, proporcionando aos seus clientes, produtos saudáveis, com uma menor pegada ecológica e a granel. O consumo responsável e o “combate” ao desperdício são as realidades que despertam mais o seu interesse.
Continuem connosco para conhecer melhor a história “a granel” da Origens a Granel!
As amigas Marta Araújo e Ângela Pinto são sócias da Origens a Granel,…
… e são da área da Psicologia e de Serviço Social e, ao sentirem que a sua comunidade em Leiria necessitava de uma loja a granel, fizeram nascer a Origens a Granel. Segundo a Marta, a ideia surgiu inicialmente por brincadeira (“e se abríssemos uma loja a granel?”) mas depois foi-se tornando séria e ganhou “pernas para andar e asas para voar!”
A Origens a Granel,…
… permite que o público em geral, mas principalmente a comunidade leiriense, possa ter acesso a produtos alimentares e não alimentares (ex. detergentes) a granel. Pretendem “sensibilizar para um consumo responsável e consciente, bem como para uma alimentação equilibrada.” Através da Origens a Granel e também a nível pessoal, pretendem combater o desperdício alimentar mas também o desperdício de recursos necessários para a sobrevivência de todos nós neste planeta.
A Origens a Granel disponibiliza aos seus clientes…
… produtos alimentares a granel tais como “especiarias, frutos secos e desidratados, chás, ervas aromáticas, bolachas, granola, cereais, leguminosas, massas, arroz, açúcares, etc.” Disponibiliza produtos de higiene e limpeza a granel tais como champôs sólidos, pastas de dentes, escovas de dentes de bambu, detergentes para a roupa, casa e loiça, e também a venda de outro tipo de produtos como palhinhas de inox e bambu, sacos de pano, etc.
A equipa da Origens a Granel é constituída pela…
… Marta Araújo, que é licenciada em Psicologia e preocupada com a sustentabilidade e o desperdício e pela Ângela Pinto, licenciada em Serviço Social, com formação na cozinha Macrobiótica e com muito gosto pela alimentação saudável.
A Marta e a Ângela acreditam que agem de forma sustentável, porque…
… a compra a granel contribui para um menor desperdício alimentar, pois promove “um consumo mais saudável e responsável por parte do cliente". A granel, o cliente pode utilizar os seus recipientes para colocar os alimentos e gerir as suas doses.
Para reduzir a sua pegada ecológica, a Origens a Granel tenta recorrer o máximo possível a produtos de origem nacional.
Um dos grandes desafios da Origens a Granel,…
… são as embalagens onde se encontram embalados os produtos. Essas embalagens são de papel ou cartão e outras embalagens de plástico, e são utilizadas para conservar os alimentos. As alternativas que utilizam para o tratamento deste tipo de resíduos são a reutilização ou reciclagem dessas mesmas embalagens. Infelizmente, é a única forma que têm de tratar os resíduos. Para diminuir a utilização de embalagens de uso único, a Marta e a Ângela estão a negociar com alguns fornecedores para haver uma abordagem de intercâmbio de embalagens entre si, isto é, para que se monte um sistema “vai e vem”.
O mercado nacional, segundo a Marta,…
… “ainda está a dar os primeiros passos na área da sustentabilidade” e é necessário haver divulgação do assunto nas comunidades de forma a que haja uma mudança de mentalidades, pois apesar de haver uma maior preocupação para o tema, há ainda muito trabalho para fazer, de forma a que a sustentabilidade tenha mais impacto nas nossas vidas.
Existe ainda muito a ideia de que a reciclagem é a “salvação” para o tratamento de certos resíduos, o que não é verdade mas, mesmo se fosse, o problema não estaria resolvido, pois ainda há muitas pessoas e empresas que não sabem reciclar e não estão habituadas a fazê-lo.
Se as comunidades adotarem um estilo de vida diferente, através da aquisição de comportamentos como…
… o consumo de produtos a granel, locais, sazonais, frescos e não processados, ajudarão os produtores das suas comunidades e diminuirão a sua pegada ecológica. Para além disso, ao reduzir a procura de produtos pouco saudáveis e com uma pegada ecológica grande, haverá uma redução da sua oferta e, as empresas terão de se adaptar ao que o consumidor pretende.
“O simples facto de escolhermos aquilo que compramos é por si só um voto”.
Divulgação:
Website: origensagranel.pt
Facebook: @origensagranel.leiria
Instagram: @origensagranel.leiria