Maria Granel! A imagem da sustentabilidade em Portugal!
Duas cabeças, uma minhota e uma açoriana, foram responsáveis pela abertura do projeto pioneiro em Portugal, Maria Granel. Foram eles que introduziram em Portugal a venda exclusiva a granel de produtos biológicos e hoje são o exemplo de como há soluções para uma vida mais saudável e sustentável.
Curiosos para conhecer o projeto destas duas cabeças corajosas e aventureiras? Entra connosco na Maria Granel e fica a conhecer este projeto pioneiro e exemplar.
Em 2015…
… o sonho da minhota Eunice e do seu marido açoriano tornou-se realidade. Nasceu a Maria Granel!
As raízes afetivas que ambos encontram no campo e a vontade de “regressarem às origens” foram o “motor de arranque” de um projeto que passou de uma loja de 70 m2 com 240 produtos expostos para uma realidade em que existe uma segunda loja de 150 m2, uma loja online, uma secção de limpeza de casa, roupa e cosmética e um portfólio de mais de 1500 produtos. Mas atenção, tudo isto foi conquistado passo a passo, com muito trabalho e estudo de mercado.
As lojas Maria Granel…
… aliam a tradição das antigas mercearias a conceitos mais inovadores. A venda a granel é feita através de dispensadores individuais, com doseadores. Introduziram o sistema BYOC (“Bring your own container”) em Portugal, permitindo que o consumidor reabastecesse em recipientes que pode trazer de casa. Trabalham numa ótica de redução de embalagens.
Para além de ser um projeto próspero, é também cheio em atividades e campanhas de consciencialização para uma vida com menos desperdício e mais sustentável. São responsáveis por dinamizar diferentes iniciativas tais como workshops de consumo sustentável e estilo de vida Zero Waste, o “Programa Z(h)ero”, em que organizam conferências e conversas informais em ambiente empresarial, o Programa Lixo Zero, que consiste em consciencializar para o desperdício nas escolas, entre outras.
Conheceram o modelo de sustentabilidade, Bea Johnson e foram as influências para que o seu livro Zero Waste Home, fosse traduzido, publicado e lançado em 2016 pela Editorial Presença. Escreveram o prefácio do livro traduzido em português e fizeram o seu lançamento na Maria Granel.
Conhecem o livro Desafio Zero? Sim, foi a Eunice quem publicou e tem um prefácio da Bea Johnson e da Ana Pêgo. O livro foi lançado para explicar formas de como podemos reduzir o desperdício dentro e fora de casa.
Em março de 2019, venceram o Prémio Terre de Femmes 2019, promovido pela Fundação Yves Rocher, que tem como objetivo premiar mulheres, a nível mundial, que de alguma forma trabalham para preservar e consciencializar para a importância da biodiversidade.
O projeto Maria Granel…
… trabalha para que os sistemas alimentares se tornem cada vez mais sustentáveis, não só pela consciencialização dos cidadãos mas também pela sua ação. Preocupam-se com a sua pegada carbónica e tentam minimizá-la ao máximo, ao vender produtos a granel e evitando a utilização de recipientes de utilização única. Ao permitir que os clientes adquiram apenas as quantidades alimentares que necessitam, também contribuem para a redução do desperdício alimentar nas casas portuguesas.
Como sem saúde não há sustentabilidade, disponibilizam produtos alimentares biológicos e certificados, sem OGMs e com garantias de que os métodos de produção promovem a “saúde” dos solos, ar e água e o ritmo natural de produção.
Contribuir para cadeias alimentares sustentáveis passa por trabalhar com fornecedores de excelência, que partilhem dos “nossos valores de sustentabilidade”. Só assim a Maria Granel consegue proporcionar produtos de qualidade aos seus queridos fregueses.