No final do ano de 2019 surgiu o projeto Germinar um Banco de Sementes, cujo objetivo consiste em consciencializar para a importância da manutenção do património genético alimentar e ambiental, a partir de atividades que visam a criação de um Banco de Sementes. Desenvolvem ações de formação e sensibilização ambiental junto da comunidade, mas com foco nos mais novos.
Curiosos? Venham daí fazer “crescer” o vosso conhecimento sobre o Germinar um Banco de Sementes.
A perda de biodiversidade no Planeta…
… resultante das alterações climáticas, da privatização das sementes, redução da viabilidade de reprodução e de outros comportamentos destrutivos constitui a principal razão que levou à criação do projeto “Germinar um Banco de Sementes”. Este projeto tem como objetivo consciencializar para a urgência na preservação e multiplicação de sementes, e questões ambientais conexas, através do desenvolvimento de atividades focadas na preservação de sementes e na proteção do ambiente.
A Maria João, uma das coordenadoras do projeto, afirma que,…
… “é nas escolas que as crianças e jovens, futuros decisores, passam a maior parte do seu tempo e é também amplamente aceite que a educação escolar é importante para a construção do indivíduo”. É importante educar a população mais nova para a preservação de espécies, combater a massificação das sementes híbridas e alteradas geneticamente e evitar a extinção de sementes por causas naturais ou antrópicas.
Este projeto atua de forma a que alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam atingidos, mais especificamente…
… os objetivos 2 (Acabar com a Fome) nomeadamente nos pontos 2.3, 2.4 e 2.5, centrados na disseminação de produtores de pequena escala, na produção agrícola sustentável e técnicas resilientes, assim como na preservação da diversidade específica e na criação de bancos de sementes; 4 (Educação de Qualidade), mais especificamente através do ponto 4.7 na promoção de conhecimento para um desenvolvimento sustentável; 12 (Produção e Consumo Sustentável) através dos pontos 12.1, 12.2 e 12.8 contribuindo para um consumo sustentável, um uso eficiente dos recursos naturais e produção de informação de sensibilização para o desenvolvimento sustentável e 15 (Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade), cumprindo grande parte dos pontos mas mais especificamente com o cumprimento dos pontos 15.3, 15.5, 15.6 e 15.7 na prevenção da extinção de espécies ameaçadas, promover igualdade de acesso ao património genético e proteção de espécies florísticas.
A sensibilização da população para a necessidade da preservação e multiplicação de sementes e questões ambientais conexas…
… é feita através do incentivo a uma cidadania ativa, através de diferentes atividades tais como a promoção de um consumo responsável, desenvolvimento e divulgação de diferentes formas de economia circular e pela contribuição para a recuperação da biodiversidade de ecossistemas naturais e agrícolas, promovendo espécies e variedades tradicionais e contribuindo também para a descarbonização desses ecossistemas.
O projeto desenvolve-se em…
… seis atividades, dentro e fora da escola, envolvendo diretamente os alunos, professores, educadores e a comunidade local. Mais concretamente são realizadas ações de formação e de sensibilização para um público de 258 alunos – 2º e 6º ano – das Escola Primária Ressano Garcia e Escola Secundária Josefa de Óbidos e vai agora estender-se ao ensino pré-primário da Escola Ressano Garcia. Os alunos podem aceder a conteúdos pedagógicos estruturados em torno de temas sobre plantas, ecossistemas e ecologia. A par dos conteúdos teóricos, as aulas ocorrem em grande parte no exterior recorrendo a atividades práticas. Na Escola Josefa de Óbidos foi criado um espaço físico – dois estufins para a germinação e cerca de 110m2 de horta, com mais de 35m2 em camas elevadas – onde as sementes germinam no pátio. Os alunos estão em contato direto com a terra e diretamente envolvidos desde a fase de planeamento e construção até à gestão e recolha das sementes. No início do ano letivo de 2020/2021 será realizada uma exposição para divulgar todo o trabalho feito durante o ano letivo anterior.
“Perante a crise ambiental que está a afetar o mundo, não podemos ficar indiferentes. Numa escala sem precedentes, é urgente adotar medidas para deter e reverter esta situação, e todos nós somos chamados a atuar. O “efeito Greta” fez com que os decisores de amanhã – os alunos de hoje – despertassem para estas problemáticas. O nosso projeto nasce desta constatação do presente e serve como um pequeno contributo, mas que esperamos cresça”.
A nível de comunidade, está a construir-se um projeto para que três entidades locais disponibilizem sementes à comunidade, promovendo assim a biodiversidade vegetal local. Neste momento, também está a ser criado um “arquivo de sementes” que consiste num repositório físico e na criação de uma plataforma digital onde o património genético de sementes pode ser pesquisado segundo critérios específicos e requisitados, fomentando a diversidade e propagação das sementes. Ao longo do projeto, vai-se redigindo um manual que compila as metodologias desenvolvidas e partilha do conhecimento adquirido. Pretende-se potenciar a dimensão educativa da informação ambiental recorrendo a uma linguagem compreensível e acessível, sem perder o rigor científico.
Este projeto é promovido pela…
… associação Margens simples e é financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, através do programa BipZip Parcerias Locais 2019 e executado em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão e o Banco de Sementes A.L. Belo Correia, instalado no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Conta também com o apoio dos parceiros mobilizados “ReSeed, rescuing seeds’ heritage” (Universidade de Coimbra), “Living Seeds – Sementes Vivas AS”, Valorsul, SA e Carmo Wood.
A equipa do projeto Germinar um Banco de Sementes é constituída pelos…
… coordenadores do projeto Maria João Fonseca e Rui Alves, por Joana Peres responsável de comunicação, Carlos Bártolo responsável pelo design gráfico e Luísa Passos pela ilustração. A Ana Manta e o António Alexandre estão focados nos conteúdos e atividades pedagógicas.
O Germinar um Banco de Sementes assume-se como um projeto que contribui para a sustentabilidade alimentar porque…
… pretende promover ações que vão de encontro aos princípios defendidos pela economia circular, da permacultura e de consumo responsável. “Conservar, utilizar e propagar sementes enquanto prática milenar de soberania alimentar é um direito fundamental dos agricultores e das comunidades. No caso das variedades tradicionais, a seleção dos melhores exemplares ao longo do tempo permitiu que estas espécies e variedades se adaptassem às regiões, vinculando-se assim às cultura e gastronomias locais. A introdução de sementes geneticamente modificadas podem introduzir desequilíbrios ambientais graves”.
O projeto conta apenas com cinco meses de existência, mas…
… os desafios são muitos mas não é possível ainda, identificar quais são os grandes problemas no âmbito do projeto. Neste momento o projeto depara-se apenas com a incapacidade para chegar a um público mais alargado. Apesar da jovialidade do projeto “percebemos desde cedo que o projeto tem de crescer, tem de mobilizar mais entidades, tem de sensibilizar mais pessoas, tem de encontrar mais espaço onde possamos germinar as sementes, para alimentar, para preservar”.
A nível nacional…
… existem pessoas e projetos que trabalham com a mesma missão, começando pelos “agricultores que trabalham com técnicas e sementes tradicionais, associações como a Colher para Semear, o Banco de Sementes A. L. Belo Correia, o maior banco de sementes do país, o Banco Português de Germoplasma Vegetal, com um património inigualável de espécies alimentares tradicionais e outras associações locais e estatais e grupos informais”.
“O projeto tem tido muito boa recetividade, tanto pelas pessoas diretamente envolvidas, como de entidades externas que nos têm contactado e disseminado o projeto”.
Divulgação:
Website: germinar.pt
Facebook: @germinarBancoSementes
Instagram: @germinar.um.banco.de.sementes