A Caravana AgroEcológica (CA) é um projeto participativo facilitado pelo grupo de investigação da Professora Sara Magalhães do cE3c, FCUL (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) que procura estreitar as relações entre agricultores, consumidores e investigadores através da Agroecologia. Pretende agregar as pessoas (em grupos ou individualmente) e instituições (públicas e privadas) já ligadas, ou com interesse em Agroecologia. Mas também informar as pessoas e instituições que ainda não estão familiarizadas com a Agroecologia.
Curiosos (as)? Juntem-se à Caravana AgroEcológica e conheçam melhor o projeto.
A Caravana AgroEcológica…
… surge como forma de proporcionar a partilha de experiências entre pessoas e instituições que se encontram ligadas à Agroecologia. Apesar de existirem alguns projetos a serem desenvolvidos neste âmbito em Portugal, não existe uma rede de contactos entre eles. A Caravana AgroEcológica acredita que a Agroecologia é uma alternativa a seguir para que os sistemas agrícolas se tornem mais sustentáveis e para que haja uma mitigação das alterações climáticas.
Os 5 objetivos da Caravana AgroEcológica são…
… a) Fundamentar o conceito de Agroecologia através da perceção de diversos grupos de atores;
b) Conhecer as experiências agroecológicas em Portugal, envolvendo todos os seus atores;
c) Partilhar boas práticas agroecológicas;
d) Co-construir linhas orientadoras e propostas para a adoção de políticas públicas de apoio à Agroecologia em Portugal;
e) Fortalecer redes e comunidades de Agroecologia em Portugal.
Neste momento, a Caravana AgroEcológica encontra-se em mãos com quatro iniciativas,…
… que decorrem de forma paralela, mas integrada. A iniciativa denominada por Dias Abertos de Produtores, procura fomentar o consumo local e de proximidade; a Hortas nas Escolas pretende criar uma comunidade em torno dos responsáveis destas hortas; a Rotas da Caravana AgroEcológica (inspiradas nas Caravanas Agroecológicas e Culturais do Brasil), promovem a ligação e as redes entre diferentes comunidades de Agroecologia de Portugal, permitindo que representantes de várias áreas da sociedade (legisladores, poder local, investigadores, media, consumidores) visitem experiências agroecológicas no território nacional, conhecendo, refletindo e partilhando informação sobre a agroecologia nacional e, por fim, a Caravana AgroEcológica na Rádio, que consiste em rubricas e programas em rádios locais onde se abordam temas relacionados com a agroecologia e com o projeto.
A equipa que constitui a Caravana AgroEcológica é multidisciplinar…
… e a estrutura é horizontal, bottom-up, onde todos contribuem para a elaboração dos processos.
1) As Mentoras que pontualmente e de forma individual vão ajudando na construção da CA nas suas áreas de especialização: Irene Cardoso, Professora da Universidade Federal de Viçosa, Ex-Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia e uma das inspiradoras das Caravanas Agroecológicas e Culturais do Brasil e Maria Emília Brederode Santos, Presidente do Conselho Nacional de Educação.
2) Os facilitadores permanentes que colaboram na conceção, agilização e operacionalização da CA: do cE3c, FCUL: Sara Magalhães, Inês Costa Pereira, Leonor Rodrigues, Carlota R. Sanches, David Avelar, Florian Ulm, Filipa Vala e Inês Santos; TAGIS: Renata Santos; Freelancer: Susana Barros Mendes.
3) A Comissão de Acompanhamento, um grupo de peritos que acompanha e participa na co-construção da estrutura, dos princípios e dos objetivos da CA: do cE3c FCUL: Cristina Branquinho e Margarida Santos-Reis; Herdade do Freixo do Meio: Alfredo Sendim; da Universidade de Évora: Ana Fonseca e Helena Guimarães; do Instituto Politécnico de Viseu: Cristina Amaro da Costa; do Instituto Superior de Agronomia (ISA): Elisabete Figueiredo; da FAO: Francisco Sarmento; da ACTUAR: Joana Dias e Sara Rocha; da Rede Rural Nacional: Maria do Carmo Bica; consultora: Maria José Tropa; da Confederação Nacional dos Agricultores: Pedro Santos; do ISCTE: Rogério Roque Amaro.
4) Os Amigos da Caravana AgroEcológica, uma lista de contactos criada de forma a manter as pessoas envolvidas nas atividades e iniciativas desenvolvidas pela CA.
5) As Equipas das Iniciativas da Caravana AgroEcológica, os dinamizadores dos Dias Abertos de Produtores, os responsáveis pelas Hortas nas Escolas, os participantes nas reuniões de co-construção Rotas da Caravana AgroEcológica e na Caravana AgroEcológica na Rádio.
A Caravana AgroEcológica é um projeto que pretende alertar para a necessidade de sistemas agrícolas mais sustentáveis,…
… como a AgroEcologia (ciência para uns e um movimento para outros) que agrega ciência, movimento social e práticas sustentáveis de agricultura (como a agricultura biológica, permacultura, biodinâmica, sintrópica, regenerativa, agrofloresta entre outras) na prossecução de sistemas alimentares sustentáveis. “É um processo em transição permanente, baseado em princípios ecológicos de gestão de agroecossistemas produtivos que preservam os recursos naturais, respeitam a cultura local, são socialmente justos e economicamente viáveis.”
O projeto está a construir um percurso de forma gradual, e com alguns constrangimentos,…
… de forma a criar mais impacto na alteração de políticas públicas e na opinião da maioria dos consumidores. “Ainda não chegamos lá, mas acreditamos que existem muitas iniciativas em Portugal e no mundo neste sentido que estão a ganhar força”.
A nível global e nacional,…
… existem bastantes experiências agroecológicas que procuram apoiar os pequenos produtores locais, os circuitos de abastecimento curtos, a agricultura familiar, as comunidades rurais, a biodiversidade das sementes e as raças autóctones. Resumindo, promovem “uma alimentação saudável, acessível e justa através da soberania alimentar e de sistemas alimentares e dietas sustentáveis”.
É necessário dar a conhecer estes projetos e alertar todos, desde o consumidor até ao produtor, sobre as consequências das suas ações no ato da compra ou produção e distribuição de alimentos.
Para que a Agroecologia seja vista como uma forma de tornar os sistemas mais sustentáveis,…
… é necessário que as estruturas estatais e públicas a reconheçam e lhe deem a importância que merece, tal como foi feito pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO). Esse processo de transição é indispensável nos sistemas alimentares e agrícolas, “permitindo uma produção de alimentos suficiente para todos, protegendo e regenerando os ecossistemas – incluindo as comunidades que deles fazem parte”.
Divulgação:
Para a Newsletter mensal: enviar um email para caravana20@fc.ul.pt
Facebook: @caravanaagroecologicapt
Instagram: @caravana_agroecologica
Caravana AgroEcológica na Rádio, em três rádios locais:
. Rubrica mensal Nos Trilhos da Caravana, no programa O Som é a Enxada, emitido pela Rádio Manobras https://www.mixcloud.com/RADIOMANOBRAS/
. Rubrica quinzenal Caravana AgroEcológica na Rádio Internacional Odemira https://audiomack.com/rio-180
. Programa semanal Caravana AgroEcológica, às quintas feiras das 18h às 18h30, na Rádio em Movimento PT Online que detém 20.500 seguidores.
Facebook:https://www.facebook.com/pg/radiomovimentopt/videos/?ref=page_internal
Youtube:https://www.youtube.com/channel/UClWcg03amUmNjDVDdFS-bfQ/videos