Em 2018,…
… nasce a BeKoffee! O Hector e a Maria Nunes são os criadores da marca.
Com a ajuda do Professor Fernando Duarte, o Hector desenvolveu, no departamento de Polímeros da Universidade do Minho, a investigação inicial que deu origem à BeKoffee.
Hoje o projeto está dividido entre a cidade de Guimarães e a Ilha da Madeira, onde reside a Maria e se dedica a tempo inteiro ao mesmo. O Hector continua a sua saga na investigação de novos materiais, como investigador na Universidade do Minho.
A BeKoffee…
… é uma Spin-off da Universidade do Minho que utiliza os princípios da economia circular, através da revalorização de resíduos alimentares como a borra de café e fibras naturais de bananeira e cana-de-açúcar. Além de revalorizarem resíduos alimentares, também reutilizam fibras sintéticas resultantes da indústria têxtil. Ao terem um leque diversificado de resíduos, ou seja, de matéria-prima, podem diversificar os características dos seus produtos. Por isso mesmo, a BeKoffee tem como objetivo, num futuro breve utilizar uma maior variedade de resíduos fibrosos de origem natural. Lembram-se daquele dizer: “O lixo de uns é o tesouro de outros”?
A borra de café continua a ser a matéria-prima de eleição da BeKoffee. É a partir dela que a Maria e o Hector desenvolvem os seus artigos de moda e decoração “fundindo numa relação estética, a tecnologia, a cultura e o aroma a café”. O desenvolvimento de novos produtos com design diferentes, tendo as borras de café como matéria-prima é um processo que caracteriza a marca e que surge do imenso gosto que os dois têm pelo café. “Valorizar o resíduo de café é transformar o aroma, cor e textura, num novo material que possa ser usado para criar peças únicas e sentimentais”.
A Bekoffee é uma empresa circular…
… que aproveita os resíduos fibrosos alimentares para lhes atribuir novamente valor através da sua utilização em novos produtos. Evitam o desperdício da indústria alimentar e substituem a utilização de materiais menos sustentáveis nos seus produtos, pela utilização de materiais mais ecológicos e sustentáveis.
Para a Bekoffee, uma gestão mais eficiente dos resíduos agroalimentares é essencial para que os sistemas alimentares sejam mais sustentáveis no futuro. A triagem dos diferentes resíduos é essencial para que possam ser utilizados com vantagens noutros setores, originando deste modo novos nichos de mercado circulares, tanto na área alimentar como fora dela.
Divulgação:
Website: bekoffee.com
Facebook: @bekoffee18
Instagram: @bekoffee18