Quantas vezes ouvimos dizer que as bolotas são para alimentar os porcos? Pois, mas o jovem casal Marco e Sónia, criaram o projeto Bolota Viva, de forma a consciencializar o consumidor para a importância do seu consumo e para as suas propriedades nutricionais. Afinal não são só para porcos!
Curioso/a? Entra connosco no mundo da Bolota Viva!
O Marco Cabaço e a Sónia Costa…
… pretendem demonstrar que a Bolota é um fruto que pode ser mais do que um sub-produto alimentar, com importância nas nossas dietas, tanto no âmbito social, como no económico e ambiental. A bolota possui elevado valor nutricional e é rica em fibra, proteína, compostos antioxidantes e é isenta de glúten. A Bolota Viva surge como forma do casal conciliar as suas áreas profissionais (Gestão e Engenharia Alimentar) com a sua forma de estar na vida e valores. Atuam sempre de forma a poderem contribuir para a preservação do ambiente, numa ótica sustentável, de valorização do interior e das suas matérias-primas.
Os objetivos da Bolota Viva…
… passam pela criação de produtos alimentares alternativos, inovadores e sustentáveis para consumo humano, criar uma cadeia de valor em que a Bolota seja a matéria-prima principal, em produzir produtos à base de Bolota para distribuição nacional e internacional, sensibilizar os proprietários dos Montados no Alentejo para a importância da apanha da Bolota para venda e ainda criar ou cooperar com organizações que apoiem a reflorestação dos Montados, protejam os sobreiros de forma indiscriminada, valorizem a importância dos Quercus a nível ambiental, social e económico, e acima de tudo, que valorizem a Bolota enquanto matéria-prima.
A Bolota Viva…
… transforma a bolota em diversos produtos inovadores tais como creme de Bolota, creme de Bolota e Alfarroba, creme de Bolota e Tomilho Bela-Luz, infusão de Bolota Torrada e da Bolota Torrada e Café e Farinha de Bolota.
A Bolota…
… é uma matéria-prima com potencial nutricional e gastronómico, autóctone e muito pouco valorizada. O seu consumo local, evitará a sua importação e toda a pegada ecológica ligada a isso.
São vários os desafios que a Bolota Viva enfrenta, tais como…
… o desconhecimento que existe por parte do consumidor das propriedades nutritivas do fruto e o preconceito que existe contra a bolota por estar associado à alimentação para animais.
A Bolota Viva defende que o mercado da bolota…
… necessita de uma maior tomada de consciência pelo consumidor dos benefícios deste fruto. Apesar de ser um “mercado interessado”, é ainda de crescimento lento.
Para a Bolota Viva,…
… o consumidor é a chave para que os sistemas alimentares se tornem mais sustentáveis.
“ É fundamental informar e consciencializar o consumidor, e este deverá ter a consciência que as suas escolhas diárias (supermercado, serviços, etc.) têm um enorme poder e são de maior importância que o voto num primeiro ministro do seu país”.
Divulgação:
Website: bolota.pt
Facebook: @bolotavivaPT
Instagram: @bolotaviva