O Hugo e a Ana Bacalhau são dois apaixonados pela vida do campo e pela qualidade de vida que o mesmo lhes proporciona. Apesar de terem “Bacalhau” no nome, as suas vidas são passadas em terra e não no mar. Produzem bagas de Goji biológicas, frescas e seguras para que o consumidor possa ter acesso a toda a potencialidade que este alimento possui.
Interessados? Entrem nesta viagem até ao Alentejo connosco!
O gosto pela Natureza, pela agricultura e a vontade de contribuir para a mudança de mentalidades no que toca à sustentabilidade alimentar e ecológica…
… foram os motivos que levaram o citadino jovem Hugo a querer mudar de vida e a trocar a cidade pelo campo. Mas como o dinheiro “não cai do céu”, foi necessário pensar em estratégias para obter meios de rendimento. Decidiu então, seguir os princípios que o levaram a optar pela vida no campo, para “dar à luz” a um projeto na região do interior alentejano, diferente de todos os outros que já existem nessa zona (vinhas, olivais, etc). O início do percurso do Hugo e da Ana passou pelos pequenos frutos mas culminou nas bagas de Goji.
A Goji Natur nasceu com o propósito de…
… responder a uma necessidade que havia no mercado português pois, o consumo de bagas Goji frescas e biológicas era uma realidade desconhecida em Portugal, até ao surgimento da marca. As bagas que se encontravam no mercado até então, entravam no País oriundas da China e já desidratadas. A Goji Natur proporciona ao mercado português o acesso a um novo alimento fresco, biológico e seguro, e permite a redução da pegada ecológica de muitos consumidores que passaram a adquirir as bagas diretamente no mercado nacional.
Para além da produção e comercialização de bagas de Goji, a Goji Natur…
… também produz dois alimentos transformados, uma compota de Goji biológica e a geleia picante de Goji biológica.
A Goji Natur é composta…
… pelo Hugo Bacalhau que é promotor e responsável da empresa e pela Ana Bacalhau que é responsável pela parte administrativa.
Para que a Goji Natur seja um negócio sustentável,…
… são produzidas bagas biológicas e ricas a nível nutricional, sendo o seu consumo recomendado em dietas alimentares completas. São de origem nacional e de confiança, ao contrário de algumas marcas importadas que, segundo a Deco Proteste em março de 2019, algumas das suas embalagens continham resíduos acima dos limites máximos legislados. Preocupam-se também, com a redução da sua pegada ecológica e dos seus consumidores, pois promovem a proximidade entre produtor e consumidor.
A mentalidade e o poder de compra do consumidor nacional…
… são os principais entraves que a Goji Natur encontra ao desenvolvimento do seu negócio. A produção de bagas de Goji é um processo que exige mão-de-obra e cuidados extras, o que faz com que o seu preço final seja mais elevado, entrando em conflito com o facto do poder de compra em Portugal ser baixo.
Em Portugal existe um pensamento de leviandade relativamente à forma como os alimentos são produzidos, dando-se preferência a alimentos mais baratos mas com uma qualidade geral bastante inferior em detrimento de alimentos mais caros mas produzidos de uma forma segura, saudável e “amiga do ambiente”. Segundo o Hugo, “ em Portugal ainda não se gasta muito dinheiro na prevenção de possíveis problemas na saúde mas gasta-se sim, e por vezes “o dobro” no tratamento desses mesmos problemas que advém de uma má dieta alimentar”.
Segundo a Goji Natur,…
… em Portugal, existe um crescimento no setor da alimentação saudável e biológica, mas ainda assim as diferenças com os países do Norte da Europa são abismais. Apesar de tudo, os produtos da Goji Natur têm tido uma boa receção por parte do mercado nacional, principalmente por parte de clientes que estão mais informados sobre as temáticas da alimentação saudável e ecológica.
Para que os sistemas alimentares sejam mais sustentáveis, a Goji Natur…
… propõe que haja um maior apoio do Estado a produtores de alimentos biológicos, a fim de democratizar o acesso a produtos biológicos e saudáveis.
É necessária uma maior consciencialização dos cidadãos, a começar pelas crianças em idade escolar, para o tipo de alimentos que consomem, para os possíveis perigos que os mesmos podem conter e o tamanho da pegada ecológica da sua cadeia de fornecimento.
Divulgação:
Site: www.gojinatur.com
Facebook: Goji Natur
Instagram: @gojinatur
Vídeo de promoção do projeto: www.youtube.com/watch?v=D7ZdqGf_MmU
Promoção do projeto na rádio: www.vozdaplanicie.pt/programas/34?episode=4232&fbclid=IwAR3NWrVtRIwAH4CJ6dQGcl0hhglhIo0E_4tSKDmKhJucsx94YAjmeXpYELI