8 dúvidas e mitos nas consultas de Nutrição (Final)

 

7. Os suplementos de fibras são um bom substituto para quem não come alimentos ricos em fibra?

 

A fibra é tão, mas tão importante – não só para evitar o risco de aparecimento de patologias futuras, mas para garantir uma saúde intestinal plena (e, consequentemente, o correto aporte de nutrientes) e também para gestão do peso corporal. Sabendo isto, há muitas pessoas que lutam para aumentar o consumo de fibra, razão pela qual os suplementos de fibras começam a ser tão populares. Embora estes suplementos possam beneficiar a saúde de algumas pessoas porque melhoram os movimentos intestinais, não devem substituir nunca a alimentação real.

 

Primeiro vem a alimentação, só depois a suplementação. Opta por alimentos integrais com alto teor de fibra, como hortícolas, frutas, leguminosas, etc.

 

8. Os transtornos alimentares afetam apenas as mulheres?

 

Muitas pessoas presumem que os transtornos e distúrbios alimentares afetam apenas mulheres. Na realidade, os homens (tanto adolescentes como adultos) também estão em risco de ser afetados.

 

É importante ter consciência que os transtornos alimentares têm aumentado significativamente nos últimos anos e apresentam-se de forma diferente em homens e em mulheres, sendo mais prevalentes em adolescentes e jovens adultos. Qualquer suspeita de transtorno alimentar ou distorção de imagem corporal deve ser acompanhado por uma equipa multidisciplinar, onde incluímos também um profissional de nutrição à vontade com estas temáticas.

 

Sabe-se também que são necessários tratamentos mais adaptados à população masculina.

 

 

 

 

 

Isabel Pedroso Silva

 

Nutricionista registada na Ordem dos Nutricionistas (3836N)/ Registered nutritionist in Nutritionists Order (3836N)

 

Instagram: @isabelpedrososilva

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