8 dúvidas e mitos nas consultas de Nutrição (cont.)

 

5. Os vegetais frescos são melhores do que os congelados?

 

As diferenças nutricionais entre os hortícolas frescos, congelados e enlatados são mínimas. O meu único conselho aqui seria olhar para a lista de ingredientes dos congelados e enlatados e garantir que estamos perante apenas vegetais.

 

Os Nutricionistas e outros profissionais de saúde lutam há anos para que a população aumente o consumo de hortícolas – todos os dias! É muito mais importante consumir diariamente vegetais, seja em que estado for, uma vez que são riquíssimos em vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro. Para além de que promovem a saciedade (excelente para quem quer perder ou controlar o peso corporal).

 

 

6. Precisamos de comer refeições pequenas e frequentes ao longo do dia?

 

Comer refeições pequenas e frequentes ao longo do dia é um método usado por muitas pessoas desde há muitos anos. No entanto, se és um indivíduo saudável, a frequência das refeições não importa, desde que atendas às tuas necessidades energéticas.

 

Somos todos diferentes e se para algumas pessoas faz todo o sentido usar esta estratégia, para outras poderá apenas aumentar os desejos repentinos ou a chamada fome emocional. Nada como fazer experiências e descobrir, de facto, o que funciona para nós, como seres humanos individuais e únicos.

 

Dito isto, se estamos perante uma gravidez ou condições de saúde, como Diabetes, Doenças Cardíacas, Síndrome do Intestino Irritável (SII), aqui sim já podemos beneficiar de comer refeições mais frequentes.

 

 

 

 

 

 

Isabel Pedroso Silva

 

Nutricionista registada na Ordem dos Nutricionistas (3836N)/ Registered nutritionist in Nutritionists Order (3836N)

 

Instagram: @isabelpedrososilva

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