8 dúvidas e mitos nas consultas de Nutrição

 

3. Afinal, o microondas provoca cancro ou não?

 

O microondas é dos eletrodomésticos mais usados hoje em dia, pois é um equipamento prático. Seja para aquecer marmitas lá no trabalho, seja para aquecer as sobras do dia anterior.

 

As dúvidas dos meus clientes prendem-se sempre com “E então a radiação? Faz mal?”. Embora possa existir uma ligação entre a radiação e um risco aumentado de cancro quando é de alta frequência e há exposição prolongada, as “microondas” usam radiação de baixa frequência por curtos períodos de tempo. As microondas funcionam apenas quando o eletrodoméstico está ligado e a porta fechada – portanto, não emite radiação de forma constante.

 

Os conselhos que dou são: assegurar a correta limpeza do microondas e que este esteja a funcionar plenamente. Os microondas que funcionam bem são considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde, desde que a porta feche corretamente e o aparelho não tenha danos físicos.

 

4. Preciso de beber 2 litros de água por dia?

 

Beber água é fun-da-men-tal! Se há algum conselho que eu estou sempre a dar é este: bebam água!

 

Perdemos líquidos todos os dias ao suar, urinar e respirar. Mas como é possível que cada um de nós – seres humanos diferentes, quer na idade, sexo, tamanho, nível de atividade física e alimentação – necessite 2 litros por dia? A resposta é: não vamos generalizar. A Maria pode necessitar de 2 litros, mas o João talvez necessite de 3.

 

Este número é uma recomendação geral para a população seguir e aumentar o consumo de água. A minha dica aqui é: vai bebendo água ao longo do dia. Ter sede pode já ser um sinal de desidratação.

 

 

 

 

Isabel Pedroso Silva

Nutricionista registada na Ordem dos Nutricionistas (3836N)/ Registered nutritionist in Nutritionists Order (3836N)

Instagram: @isabelpedrososilva

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top