8 dúvidas e mitos nas consultas de Nutrição

Estamos na era do excesso de informação e pede-se cada vez mais à população para ativar o olho crítico. Como Nutricionista, posso dizer que há muitas informações falsas a circular por essa internet fora.

Uma a uma, vamos tentar perceber quais são as dúvidas mais comuns que têm aparecido, ultimamente, não só em consulta, como nas redes sociais. Vamos lá?

 Esta semana começaremos com 2 mitos:

1. Ah, os nossos super-heróis… Os superalimentos.

O mito do super-herói que cura tudo. Ou devo dizer um dos maiores esquemas de marketing dos últimos tempos?

A maioria destes chamados “superalimentos” são produtos bem saudáveis, que devem, sim, ser inseridos numa alimentação equilibrada. Muitos deles até diariamente! Mas a palavra “superalimento" implica, muitas vezes, um alimento mágico que pode atuar positivamente em alguma patologia ou condição de saúde.

Errado. Não há nenhum alimento com essa capacidade. O segredo aqui é tentar variar ao máximo a alimentação e incluir mais alimentos reais no nosso dia-a-dia, de forma a garantir o aporte necessário de micronutrientes.

2. Será o açúcar (ou sal) o maior problema na alimentação de hoje em dia?

Nenhum nutriente ou ingrediente isolado é a causa seja do que for. Quando nos referimos a uma certa condição de saúde, a causa vai desde a alimentação em geral (e não um alimento em específico) ao estilo de vida e hábitos da pessoa. Vivemos num ambiente onde os produtos ultraprocessados, palatáveis e baratos estão disponíveis em todos os cantos e esquinas.

O grande problemas e o que se vê na sociedade, é o consumo diário destes produtos alimentares e o baixo consumo de alimentos reais, sem lista de ingredientes ou com poucos ingredientes. Refiro-me à abundância diária de hortícolas, frutas, ovos, peixe, carne, leguminosas, oleaginosas…

 

 

 

 

 

Isabel Pedroso Silva

Nutricionista registada na Ordem dos Nutricionistas (3836N)/ Registered nutritionist in Nutritionists Order (3836N)

Instagram: @isabelpedrososilva

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top