O que é o Bokashi e como funciona? (Parte 2)

Artigo escrito pela Sara Silva, fundadora do projeto No Footprint Nomads.

 

Este artigo é a continuação do artigo O que é o Bokashi e como funciona? (Parte 1). Para a compreensão do mesmo, é necessário ler primeiro a parte 1.

 

De quantos contentores preciso?

Regra geral, são precisos dois contentores: assim que se enche um, este deve repousar no mínimo 2 semanas para terminar o processo de fermentação. Entretanto, continua a adicionar os restos de comida ao 2º balde. Como, em média, são necessárias 2 semanas para encher um balde, assim que o 2º estiver cheio é indicação de que deves enterrar o conteúdo do 1º balde para terminar o processo de decomposição.

No entanto, não é necessário ter 2 contentores. Podes compostar usando apenas um: assim que terminares de encher o balde, coloca-o em repouso. Entretanto, congela os restos de comida que fores juntando e, assim que libertares o conteúdo do balde após as 2 semanas, adiciona os restos congelados ao balde.

 

O contentor cheira mal. E agora?

Durante o processo de bokashi não deve haver odores desagradáveis, apenas um leve cheiro a vinagre devido à fermentação. Se o balde tem um cheiro putrefato, é sinal de que algo não correu bem e o conteúdo deve ser enterrado no jardim ou deitado fora para se começar de novo.

Algumas razões:

. a tampa não estava bem fechada – manter a tampa bem fechada e evitar de estar sempre a abrir. Escolher uma hora do dia para adicionar os restos de comida de uma só vez;

. existência de bolsas de ar – amassar bem depois de adicionar os restos ao balde;

. quantidade insuficiente de mistura bokashi – adicionar mais mistura e o dobro com restos de carnes, peixe, laticínios e gorduras;

. excesso de líquido dentro do contentor – drenar o balde com mais frequência, evitar adicionar líquidos e juntar restos secos, como pão, papel de jornal ou guardanapos.

 

Estão a crescer fungos. É normal?

Sim, é normal ver fungos brancos a desenvolverem-se sobre os restos. No entanto, se o fungo for de outra cor e o conteúdo do balde cheirar mal, deves enterrá-lo juntamente com um pouco de mistura bokashi e açúcar e esperar um mês antes de plantar. Alternativamente, podes deitar o conteúdo no lixo biológico.

 

O contentor está cheio. E agora?

Tapa bem o balde e coloca-o numa zona abrigada durante pelo menos 2 semanas para que se complete o processo de fermentação. De seguida, podes enterrar o conteúdo do balde no jardim e esperar mais 2 semanas até plantar.

 

Não tenho jardim. O que posso fazer ao resultado do processo de fermentação?

Se não tens jardim, eis as tuas opções:

. doar a amigos ou vizinhos com jardim;

fazer uma “fábrica de solo": num balde, colocar terra no fundo, adicionar uma camada de pré-composto e misturar. Cobrir com terra e proteger com tampa ou uma lona de plástico. Esperar 1 mês até estar pronto a usar como solo. 

 

O que faço com o líquido que sai do contentor?

O líquido é rico em microrganismos e nutrientes provenientes da fermentação. Deve ser drenado várias vezes por semana e ser usado no mesmo dia. Como fertilizante de plantas, dilui 2 colheres de chá de líquido em 1 L de água. Não se deve usar o líquido diretamente nas plantas, mas este pode ser deitado diretamente pelo ralo abaixo.

 

O que fazer se for de férias?

Férias são uma oportunidade de terminar o processo de fermentação. Antes de ires de férias, drena o líquido do balde, adiciona mais mistura bokashi e fecha bem a tampa. É só deixar o conteúdo repousar e quando voltares, tens pré-composto pronto a ser enterrado no jardim!

 

Como sei que está a funcionar?

No método bokashi, não há uma alteração do volume ou do aspeto dos restos de comida. Como falei acima, a matéria orgânica sofre um processo de fermentação e por isso, pode haver um cheiro avinagrado quando se abre o balde. Desde que não cheire mal ou tenha fungos que não sejam brancos, o processo está a decorrer normalmente.

 

Onde posso comprar o equipamento e a mistura bokashi?

Em Portugal, podes comprar o kit completo da marca Organko na FNAC. A mesma marca tem o kit Organko 2, de design mais moderno mas preço mais alto. Outras alternativas são a compra online, onde podes comparar preços e modelos.

 

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top