Dietas sustentáveis? Sabes em que consistem?

As dietas sustentáveis “são caracterizadas por possuírem um baixo impacto ambiental e contribuírem para a segurança alimentar e nutricional e para uma vida saudável das gerações presentes e futuras. Protegem e respeitam a biodiversidade dos ecossistemas, são culturalmente aceites, acessíveis e economicamente justas, nutricionalmente adequadas, seguras e saudáveis, enquanto otimizam os recursos naturais e humanos (Capone et al, 2014).

Existe uma discrepância gigante entre os extremos das dietas alimentares. A nível global, existem mais de um 1.5 biliões de obesos e 1 bilião de pessoas mal nutridas (Godfray & Garnett, 2014).

A fome é um fenómeno que se deve à ausência da ingestão de calorias. A “fome escondida” é uma situação de ausência nutricional, ou seja, de má-nutrição e acontece quando há ausência da ingestão de micronutrientes como vitaminas e minerais (Capone et al, 2014).

Enquanto alguns padecem de fome, outros morrem devido ao excesso de peso e a doenças relacionadas com a sobrenutrição, tais como cancro, diabetes e doenças cardiovasculares.

Nos chamados “países desenvolvidos” para além da obesidade e das doenças relacionadas, existem também problemas de “fome escondida”, isto é, um grande número de pessoas possui uma ou mais deficiências relativamente à ingestão de micronutrientes (Godfray & Garnett, 2014).

Já nos “países subdesenvolvidos existe em grande escala o problema da fome, mas ao mesmo tempo, começam a aparecer problemas de saúde relacionados com o aumento do consumo de carne, lacticínios, óleos e açúcares refinados. A obesidade e as doenças relacionadas à mesma, já há algum tempo que deixaram de ser exclusivas dos “países desenvolvidos” (Godfray & Garnett, 2014).

As mudanças nas dietas dos consumidores têm um impacto na saúde dos mesmos e no ambiente. Daí ser necessário revermos as nossas escolhas nutricionais, de forma a conseguirmos seguir uma dieta que para além de saudável, também é sustentável.

Referências:

Capone, R. Bilali, H.E. Debs, P. Cardone, G.&  Driouech, N. 2014. Food system sustainability and food security: Connecting the dots. Journal of Food Security. 2(1):13-22.

Godfray, H.C.J. Garnett, T. 2014. Food security and sustainable intensification. Philosophical Transactions of the Royal Society B. 369: 20120273. http://dx.doi.org/10.1098/rstb.2012.0273.

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top