Artigo escrito pela Inês Costa Pereira, do projeto Caravana Agroecológica.

O que é a Agroecologia?

Images Gallery: No images found

Embora com um início difícil e a sua natureza sujeita a alguma confusão, atualmente a agroecologia assume um papel central nos discursos das políticas sobre alimentação e agricultura. A Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) das Nações Unidas (ONU) organizou, em 2018, um simpósio internacional sobre agroecologia, onde afirmou o papel essencial (da agroecologia) na transformação dos sistemas agrícolas de forma alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Pimbert, 2018).

Definida por uns como ciência e por outros como movimento, a agroecologia trouxe uma nova forma de abordar a agricultura: não apenas como técnicas que procuram maximizar as produções agrícolas, mas como um sistema – um agroecossistema que inclui os elementos ambientais e humanos.

A industrialização da agricultura surgiu depois da 2ª Guerra Mundial, com a Revolução Verde. Surgiu como resposta a uma conjuntura mundial dramática, procurando formas de alimentar muitas pessoas em pouco tempo. Pretendia uma produção máxima, num tempo mínimo recorrendo a inputs externos para acelerar o processo. Recorreu à monocultura intensiva. Lentamente, os países foram recuperando, mas a industrialização da agricultura continuou – aceleravam-se os processos, mas agora com objetivo de aumentar o rendimento. A crescente conscientização sobre o impacto ambiental da agricultura industrial incentivou a união entre agronomia e ecologia por uma agricultura mais sustentável.

As produções agroecológicas procuram a reciclagem dos nutrientes, a rotatividade de matéria orgânica, fluxos de energia fechados, a conservação de água e do solo e o equilíbrio das populações naturais inimigas das pragas. Potenciam as complementaridades e sinergias que resultam da combinação (no tempo e no espaço) de culturas, árvores e animais (ex. a rotação de culturas, a policultura, os sistemas agroflorestais, as culturas de cobertura, e/ou a integração de animais) (Altieri, sd).

A agroecologia é um processo sempre em transição. Baseia-se em princípios ecológicos de gestão de agroecossistemas produtivos que preservam os recursos naturais, respeitam a cultura local, e são socialmente justos e economicamente viáveis (Altieri, 1989). Agrega ciência, movimento social e práticas sustentáveis de agricultura (como a agricultura biológica, biodinâmica, sintrópica, regenerativa, agrofloresta entre outras) na prossecução de sistemas alimentares sustentáveis. Procura apoiar os pequenos produtores locais, os circuitos de abastecimento curtos, a agricultura familiar, as comunidades rurais, a biodiversidade das sementes e as raças autóctones, e uma alimentação saudável, acessível e justa através da soberania alimentar e de sistemas alimentares e dietas sustentáveis.

Contrariamente à Investigação sobre agrícola convencional, a abordagem agroecológica procura agregar o conhecimento prático dos agricultores com as ideias mais atuais da ciência. Pretende interpretar o conhecimento e as dinâmicas de gestão local – normalmente a resposta mais eficaz aos desafios e oportunidades específicos de cada local (Pimbert, 2018).

Agroecologia é a nossa relação com a natureza mediada pela cultura popular, ou seja, é gostar de escutar o sabiá cantar e de folia de reis! (Cardoso, 2020)

Referências Bibliográficas:

Altieri, M., (1989).  Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. 2ª ed. Rio de Janeiro: PTA- FASE, 240p

Altieri, M., sd. Agroecology: principles and strategies for designing sustainable farming systems, University of California, Berkeley http://www.agroeco.org/doc/new_docs/Agroeco_principles.pdf

Cardoso, I., (2020). Definições de agroecologia (documento de trabalho), Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Pimbert, M., (2018). Global Status of Agroecology – A Perspective on Current Practices. Potential and Challenges, Economic & Political Weekly, vol LIII, nº 41

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top