Como preparar sabão azul/rosa líquido em casa?

Quando ouço falar de sabão azul/rosa, lembro-me de quando era miúda e ia para o tanque público com as minhas avós, assistir àquele espetáculo que era a lavagem da roupa. Para além de um momento “higiénico” era também um momento de socialização, onde as senhoras colocavam os seus assuntos todos em dia! J Era uma alegria!

Para além do sabão natural me trazer boas recordações, é com ele que, hoje, no ano de 2020 lavo as superfícies da minha casa e, estou agora a introduzi-lo na lavagem de algumas peças de roupa.

O sabão azul/rosa possui diferentes designações tais como sabão Offenbach ou Sabão Macaco.

O sabão azul/rosa pode ser uma grande ajuda no que consta à limpeza de superfícies e tecidos. Garanto-vos que não há nada como este tipo de sabão natural para desengordurar e branquear! J

Existem várias vantagens inerentes à sua utilização:

. O sabão é o produto da reação química entre o hidróxido de sódio ou o hidróxido de potássio e gorduras vegetais ou animais, sendo assim considerado um produto natural. Ao consumirmos este tipo de sabão, estamos a contribuir para a economia circular, pois são sabões que utilizam as gorduras provenientes da indústria de produção vegetal/animal na sua confeção, contribuindo para a redução do desperdício de matéria residual nesse tipo de indústria.

. É um sabão com um preço acessível em comparação a outros detergentes existentes no mercado, revestido apenas por uma fina camada de plástico, o que também simplifica o descarte da embalagem para reciclagem, ao contrário dos restantes detergentes. O sabão, por norma, tem um peso de 400 g, mas pode ser cortado e utilizado à medida que for necessário. E acreditem, uma barra de sabão azul/rosa, dura muito tempo. Pode ser encontrado facilmente nos supermercados e em antigas drogarias.

. Permite a realização de lavagens eficientes, ao contrário de muitos detergentes químicos e industriais.

Irei partilhar convosco a receita que utilizo para tornar o sabão natural sólido em sabão líquido, para colocarem na máquina de lavar roupa e puderem utilizar, facilmente, dentro de uma embalagem dispensadora de líquidos:

1.Cortar 200 g de sabão e dissolver o máximo possível em 500 g de água e 100 g de bicarbonato de sódio.

2.Ferver 3 L de água.

3.Adicionar, com muito cuidado, à água fervida a solução do ponto 1.

4.Para ajudar a misturar o sabão e a água, mexer ou utilizar uma varinha mágica para “desfazer” os pedaços de sabão maiores.

5.Deixar arrefecer 30 minutos e repartir a solução final por um jerrican de 5 L e um dispensador de líquidos.

Caso o sabão solidifique um pouco, agitem a embalagem com consistência, antes de utilizarem.

Espero que resulte convosco tão bem como resulta comigo! J

Ariana Macieira

Fundadora do SimBIOse

21/05/2020

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top