Covid-19 e o consumo de alimentos

Este artigo é dedicado a todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente, àqueles que durante o confinamento não pararam para que os bens-essenciais chegassem à casa de todos e a quem, de alguma forma, tenta aliviar as perdas que esta pandemia causou a muitos! Obrigada Heróis!

Infelizmente, nos dias de hoje, todo o planeta enfrenta uma pandemia geral (Covid-19) causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Muitas são as infeções que podemos adquirir por via alimentar, umas mais severas do que outras. Não é o caso da Covid-19.

O facto da Covid-19 não ser uma doença transmitida por via alimentar, não inviabiliza que os cuidados a nível de manipulação de alimentos não tenham de ser redobrados. Não nos podemos esquecer, que os alimentos são ingeridos, mas alguns terão de ser manipulados antes da sua ingestão, o que, caso os alimentos contenham cargas virais suficientes para causar infeção, podem ser um risco durante a manipulação dos mesmos. O contacto entre alimentos e manipuladores pode causar transmissão.

Apesar do contacto com superfícies e objetos poder constituir um risco, a maioria das transmissões por SARS-CoV-2 ocorre por contacto pessoa-a-pessoa e pelo contacto com gotículas libertadas por indivíduos infetatos, que as expelem quando falam, gritam, espirram ou tossem.

Para evitar que a Covid-19 seja transmitida através do contacto com alimentos, há que reforçar certos comportamentos como:

– Limpar e desinfetar superfícies, equipamentos e loiças em contacto com alimentos crus e não preparados;

– Higienizar as mãos com mais frequência durante a manipulação dos alimentos, antes e depois de manipular os alimentos e antes das refeições;

– Lavar todas as frutas e vegetais em água corrente abundante e evitar a utilização de agentes químicos;

– Ter uma higiene respiratória, evitando tossir, espirrar, falar e mascar pastilha elástica para cima dos alimentos;

– Confecionar os alimentos a temperaturas superiores a 65°C.

Não esquecer que, apesar da Covid-19 não ser uma doença transmitida por via alimentar, pode ser transmitida através do contacto com os alimentos!

Referência:

World Health Organization and Food and Agriculture Organization: WHO/2019-nCoV/Food_Safety/2020.1

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top