Beatriz Martins, A Agro-Naba

O meu nome é Beatriz, tenho 23 anos e tenho nas minhas mãos, pela primeira vez, um quintal! Sou eu que, orgulhosamente, estou por detrás da recente página de Instagram, a Agro-Naba!

 

Criei esta página, que me é tão querida, porque sentia que a minha paixão por plantas e por melhorar o meu quintal era, de certa forma, incompreendida, tanto quando a divulgava na minha página pessoal e não recebia feedback, como quando contava aos meus amigos que, por exemplo, tinha andado a cavar no quintal e eles me perguntavam “mas porquê?", como se de um castigo se tratasse. Não percebiam que era simplesmente algo que eu queria muito fazer e que me fazia sentir bem.

 

Assim, decidi criar a Agro-Naba porque, apesar de nunca lá mostrar o meu rosto, sinto que esta página é verdadeiramente a minha cara! Representa aquilo que eu mais gosto de fazer: estar ao ar livre, no meu quintal, com os meus animais, a cuidar das minhas plantas e a vê-las crescer! E que bom que é poder partilhar estas minhas paixões com pessoas que sentem o mesmo que eu!

 

Mas por favor não se iludam! O nome que eu escolhi para esta página não é, de todo, uma ironia! Eu sou uma verdadeira NABA no que toca à agricultura, e só agora começo a perceber que esta atividade tem muito que se lhe diga!… E é tudo tão novo para mim! Mesmo assim, aventurei-me a começar a minha horta biológica, porque não há nada melhor do que podermos comer aquilo que plantámos e vimos crescer.


Mas quando terá surgido esta ideia fantástica? Em janeiro, em plena época de exames, vejam lá! Para aliviar o stress (e procrastinar o estudo), andei a procurar na dispensa de batatas, alhos e cebolas que tivessem começado “grelar", isto é, a darem, eles próprios, uma nova planta, e experimentei pô-los na terra. Depois disso, ataquei todas as sementes de leguminosas que tinha em casa para as pôr a germinar. Não satisfeita com tudo isto, fui ainda comprar mais sementes, plantas para pôr na horta e ainda árvores de fruto! E não é que tudo isto está a dar?!

 

Tudo isto parece muito bonito e aposto que imaginam logo um quintal todo XPTO, mas mais uma vez, por favor, não se deixem enganar! A minha vontade de fazer é tão grande quanto o meu desconhecimento nesta matéria. Mas não se preocupem, que o meu desejo de aprender é muito, muito maior que tudo isso junto!

 

E graças a esta minha conta no Instagram, tenho de agradecer a todas as sugestões que já recebi do que posso vir a melhorar e também agradecer a todo o apoio de quem está a gostar da forma como a minha página está a germinar! Obrigada por me fazerem tão feliz a ser eu própria!

 

Espero que um dia também eu, possa dar conselhos a outras pessoas! Mas até lá… ainda tenho muitas agro-nabices para fazer! 


Com os melhores cumprimentos,

Beatriz Martins, a Agro-Naba 🙂

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top