Como plantar batateira em modo biológico?

batateira

A batateira ou Solanum tuberosum (denominação científica) é uma planta perene da família das solanáceas. Possui flores e frutos e produz a batata, que é um tubérculo rico em amido utilizado na alimentação humana, principalmente se for em modo biológico.

Quer plantar uma batateira em modo biológico? Veja o passo a passo para para ter a melhor batateira para consumo ou venda!

A plantação da batateira ocorre nos meses de Março a Maio. As temperaturas de cultivo devem ser inferiores a 20°C, logo é uma planta que se desenvolve devidamente em climas temperados. A batateira necessita de boa luminosidade diária. Em regiões de clima quente, a batata pode ser cultivada com alguma sombra.

Antes da utilização das batatas em cultivo, estas devem permanecer num tabuleiro, num lugar fresco e com luz natural, 6 semanas antes de serem plantadas. As batatas utilizadas para plantio devem ser saudáveis e devem possuir brotos ou grelos com 2 centímetros de comprimento. Na terra, as batatas são colocadas com os brotos para cima. É possível utilizar batatas grandes cortadas ou de qualquer tamanho inteiras. Quando as batatas são cortadas, os seus pedaços devem ser deixados num ambiente arejado, por um dia, para que os cortes sequem antes do plantio.

No solo, o espaçamento entre as batatas deve ser igual a 40 centímetros e devem ser introduzidas com os brotos (grelos) para cima. As batatas são colocadas no solo, em regos abertos onde, anteriormente, se coloca uma cobertura morta de folha e ervas secas com estrume animal ao longo do mesmo, e por cima do qual se colocam as batatas. Com a terra retirada da abertura de um rego, tapa-se o rego anterior, de maneira que as batatas fiquem bem enterradas. Logo, os regos abrem-se seguidos uns dos outros.

O cultivo da batata pode, também, ser feito com recurso a sementes retiradas do fruto da batateira, que são plantadas em sementeiras e posteriormente transplantadas quando têm pelo menos 4 folhas. Como esta técnica é mais demorada, apenas é utilizada quando se pretendem cultivar novas variedades.

O solo para cultivo deve ser rico em matéria orgânica e azoto e deve ser bem drenado. O seu pH ideal situa-se entre 5 e 6.

É necessário ter em atenção que ao irrigar com excesso a batateira, podem desenvolver-se doenças (ex. míldio da batata). A irrigação deve ser suspensa duas semanas antes da colheita. Para a identificação de pestes é necessário verificar se as folhas das batatas apresentam buracos ou pontinhos amarelos.

A colheita da batata é feita entre 90 a 115 dias de cultivo, após a secagem completa da parte aérea da batateira (ramas amarelas).

Duas semanas antes da colheita, cortam-se as plantas por cima da raiz, deixando-as no solo.

Pronto! Assim já consegue produzir batata em modo biológico para consumo ou venda.

 

Crédito Imagem: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *