O que é a Produção Biológica?

A produção biológica é um sistema de gestão agrícola e de produção de alimentos que combinam uma série de fatores naturais como por exemplo, boas práticas ambientais e agrícolas, ausência da utilização de métodos sintéticos, a promoção da biodiversidade vegetal e animal e a preocupação com o bem-estar dos animais.

 

E não só – a produção biológica engloba ainda muito mais. Aqui o produtor fica 100% em sintonia com a natureza, compreendendo o que é necessário para se estabelecer uma relação de cooperação entre ele e a Natureza.

 

Não nos esqueçamos que todos os ecossistemas vivem interligados uns aos outros. O planeta Terra é um sistema feito de interações, pelo que a sua sustentabilidade depende da maneira como o é gerido.

 

A fim de garantir uma gestão mais eficiente dos recursos do planeta, o modo de produção biológico é caracterizado por, de uma forma responsável e coerente, respeitar a biodiversidade dos ecossistemas, manter e melhorar a qualidade dos solos e garantir o cultivo de culturas e animais saudáveis, a fim de evitar comprometer a saúde dos consumidores e a sustentabilidade do planeta.

 

O modo de produção biológico traz benefícios tanto ao produtor/consumidor como ao próprio ecossistema, pois atinge-se um equilíbrio entre todos os intervenientes dos ecossistemas agrícolas (solo, atmosfera, plantas, microrganismos, animais, etc).

 

O Modo de Produção Biológico é muito mais do que a substituição de pesticidas e fertilizantes sintéticos ou a ausência de organismos geneticamente modificados. É um modo sustentável de vida!

1 thought on “O que é a Produção Biológica?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *