Alguma vez se imaginaram a recolher comida de um contentor?
A Anna Masiello é praticante de dumpster diving, isto é, “mergulha” dentro dos contentores para onde são descartados os alimentos que as grandes superfícies, como hiper e supermercados descartam. E não o faz por necessidade, mas por consciência ambiental e como forma de combate ao desperdício alimentar. Foi assim que surgiu o projeto Hero to 0.
Vamos “mergulhar” mais um pouco no Hero to 0?
A Anna…
… é uma jovem italiana, de 26 anos, que reside e estudou em Lisboa. O seu amor pela Natureza levou-a a concluir o mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, em Lisboa.
O Hero to 0 surgiu…
… ainda antes da Anna começar a praticar dumpster diving, isto é, a “mergulhar” em contentores de supermercados.
O projeto nasceu em 2017 de forma a dar a conhecer o percurso zero waste da Anna. Começou com o objetivo de alertar para a redução de resíduos em geral, mas, atualmente, o projeto tem uma componente bastante forte na área do desperdício alimentar.
O interesse da Anna pelo dumpster diving…
…surgiu quando alguns dos seus amigos lhe mostraram a quantidade de alimentos que eles descobriam nos contentores de lixo dos supermercados.
Na primeira vez que a Anna praticou dumpster diving…
… ficou chocada com a quantidade de produtos alimentares em bom estado que são descartados pelas superfícies comerciais no final do dia, decidindo partilhar fotografias dos mesmos na sua conta de Instagram, a fim de alertar para o grande problema que é o desperdício alimentar.
Assim, a Anna iniciou…
… uma pesquisa sobre desperdício alimentar e ficou ainda mais consciente sobre a realidade que está por detrás das “prateleiras cheias de produtos bonitos e perfeitos” que, em caso dos produtos adquirirem alguma imperfeição estética, são descartados, acabando mesmo no lixo.
A consciencialização desta realidade foi o ponto de ignição do projeto. Foi assim que a Anna começou a partilhar conteúdo sobre o tema do desperdício alimentar e começou a trabalhar no combate ao mesmo.
O Hero to 0…
… pretende assim, consciencializar para a problemática do desperdício alimentar, inspirando as pessoas a consumir com maior consciência e eventualmente, pretende, também, colaborar com as superfícies comerciais da área alimentar para a redução do desperdício alimentar.
Segundo a Anna, este projeto está relacionado com a sustentabilidade alimentar porque…
… ir ao “Le Garbage” – a Anna diz que lido com sotaque francês, fica mais chique – é uma forma de reduzir o desperdício alimentar e, consciencializar as pessoas sobre este problema, é fundamental para estimular a mudança e ação. Com o seu trabalho, a Anna espera mudar alguns hábitos no consumidor geral e em empresários do ramo alimentar, a fim de reduzir o desperdício/perda alimentar a diferentes níveis: produção, retalho e consumo.
A Anna acredita que a chave para criar impacto e mudança…
… é o despertar da consciência das pessoas. A Anna acredita que há uma grande necessidade em tornar este tema hot.
Muitas pessoas que já se interessam por questões ambientais, facilmente se interessam pelo tema do desperdício alimentar. Mas, para criar um impacto sobre o tema, é necessário que “todas as pessoas” se interessem por esta problemática.
É um assunto que deve ter maior destaque em meios de comunicação social como a televisão, jornais, nas redes sociais e em todos os locais onde a maioria das pessoas passe o seu tempo.
Divulgação:
https://www.facebook.com/heroto0
https://www.instagram.com/hero_to_0