BioCraft: uma plantação de frutos vermelhos e maracujás em Fafe

biocraft-maracujas

 

A BioCraft é um projeto com cerca de 1,5 hectares de frutos vermelhos (amoras, framboesas e morangos) e maracujá gerido pela Susana Freitas e pelo seu esposo, Jorge Carvalho desde 2012. Possuem certificação biológica e não recorrem a nenhum tipo de produtos sintéticos tanto para adubar a terra como para combater pragas e doenças.

 

Leia também: 5 benefícios do consumo de produtos biológicos

 

Quando chegamos à zona de produção, reparamos no Jorge a carregar uma carrinha de framboesas e amoras, para efetuar a distribuição pelos seus clientes. Somos guiados por ele, para uma visita à exploração explicando-nos detalhadamente como funciona a mesma e como cuida das suas plantas. Facilmente se nota o gosto que o Jorge tem pela sua produção e o enorme carinho, quando fala da mesma. É esse mesmo carinho que o leva a abdicar de períodos de férias e descanso.

 

Produzem a planta de maracujá Passiflora edulis, que produz o famoso e delicioso Maracujá Roxo. É uma espécie que se encontra bem adaptada ao local onde produzem. Explicam-nos que as estufas para produção de maracujá têm de ser bem mais robustas do que as normais, devido ao peso dos frutos.

 

Ao longo da visita foi-nos permitido saborear a frescura e o sabor autêntico dos frutos. As framboesas Mekeer e Heritage começam a ser colhidas a partir de maio ou junho, a amora chester é colhida de agosto a dezembro e a espécie de morangos produzida é denominada de Mara du bois e a sua colheita vai de maio a outubro. Produzem também Physalis.

 

Comercializam não só os produtos frescos, mas também framboesa congelada durante todo o ano, compotas, produtos apícolas tais como mel e pólen de fabrico próprio, infusões de framboesa, amora e mirtilo. Comercializam principalmente para consumo a nível local, sendo o contato feito diretamente pelo consumidor e vendem também em mercearias locais e pastelarias sobretudo em Fafe e Guimarães. Pensam vender em maiores quantidades a partir do próximo ano a partir da cooperativa Bagas de Portugal.

 

Interessado em conhecer uma plantação de frutos vermelhos e maracujás? Venha conhecer este projeto e a simpatia deste casal, os quais estão sempre de portas abertas a quem os queira conhecer.

 

BioCraft
Endereço: Fafe
Contato: 964 287 462
Página Oficial no Facebook 

 

biocraft-estufa

biocraft

biocraft-amoras

biocraft-morango

biocraft-exploracao

biocraft-exploracao-framboesa

biocraft-exploracao-biologico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *