Give Me A Break – As preocupações ambientais e alimentares da Ângela

Vamos falar do Give Me A Break! O projeto pessoal da nossa Ângela Ferreira que esteve este sábado, dia 30 de novembro, no mercado BioVegan em Braga.

Eram seis horas e trinta minutos da tarde, do dia 30, quando a Ângela “saltou” para o palco do mercado BioVegan, para dar a conhecer formas de como podemos ser sustentáveis nesta quadra natalícia.

Com o seu grande à-vontade e energia, a Ângela cativou a atenção da plateia. Confidenciou que durante algum tempo, pensava que reciclar era a solução para o desperdício. Mas isso mudou quando ganhou consciência de que a primeira ação a ter seria recusar o que não é necessário, só depois reduzir o consumo ao indispensável e reutilizar o que temos mas que já não necessitamos. Apenas só no final, se não houver outra alternativa, é que devemos reciclar.

Tendo como base os princípios da economia circular, a Ângela mostrou várias ideias de como podemos atribuir um novo valor a produtos que pensamos que já não têm valor e, erradamente, descartamos para a reciclagem, ou mesmo para o aterro sanitário.

Sempre que não nos for possível e realmente, tenhamos que adquirir novos produtos, podemos sempre reduzir a nossa Pegada Ecológica recorrendo ao consumo local. Para além de ajudarmos os nossos “vizinhos” comerciantes, reduzimos a emissão de Gases do Efeito de Estufa.

A Ângela mencionou formas de como podemos decorar a nossa casa com artigos velhos e usados, e dar-lhes uma nova vida “natalícia” e como podemos utilizar elementos compostáveis para fazer arranjos natalícios. Mencionou ainda, como podemos preparar uma mesa de Natal evitando o desperdício desde a utilização de guardanapos de pano e utensílios reutilizáveis, até evitar o desperdício alimentar, através de refeições mais à medida e conservar as sobras alimentares para novas refeições. Falou também, de alternativas mais saudáveis de alimentação.

Quanto às prendas, ficaram também algumas opções desde oferecer experiências, oferecer prendas personalizadas por nós utilizando “o velho” que temos em casa, entre outras opções.

Conheçam o percurso da Ângela e as suas preocupações alimentares e ecológicas, através  do Instagram do seu projeto pessoal, @givemeabreakbraga. Vale a pena! J

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top