– Foto de Daniel Sessler – 

Advento – Vamos aproveitar para pensar no nosso papel no Planeta Terra?

Sabem o que é o Advento?

O advento é a época que se inicia a 1 de dezembro e antecede o dia de Natal.

É o tempo de preparação da época natalícia, em que aproveitamos para decorar as nossas casas com luzes e ornamentos próprios da época de Natal e para comprarmos bens materiais para quem mais amamos.

Infelizmente, também é das alturas do ano em que mais se consomem recursos. Atualmente, é uma época com uma forte componente comercial e de consumo. Este é o significado que se dá a uma época que outrora foi de celebração e alegria, de preocupação com o outro e, ao mesmo tempo de reflexão sobre as nossas ações.

Deixo-vos a pensar!

A minha sugestão passa por voltarmos aos “tempos” dos nossos ascendentes e, aproveitar esta altura para repensar comportamentos e ações e tentarmos dar um novo sentido às nossas vidas, de forma a pensarmos em nós mas também no outro. Ao pensar no outro, refiro-me em conseguirmos ser mais conscientes do papel que temos neste Planeta Terra e que, em vez de agirmos como se ele nos pertencesse, começassemos a pensar que estamos aqui por empréstimo e porque ele assim nos permite. Por isso, nada como existir uma relação de cooperação entre nós e a Terra, pois é ela que nos permite viver à sua superfície e que respiremos o seu ar e que bebámos a sua água. Daí o nosso dever de preservar ao máximo “a casa onde habitamos”. Atenção, que o Planeta é constituido por uma interação entre recursos físicos e materiais e por todas as formas de Vida que por cá existem, pelo que podemos concluir que respeitar o Planeta Terra, também é respeitar a Vida que nela existe e não apenas os seus recursos.

Respeitinho é bom e todos nós, neste sistema em que nos encontramos, gostamos!

Siga aproveitar estes dias de dezembro para repensar os nossos comportamentos e ações? 😊

Ariana Macieira

Fundadora do Simbiose

30/11/2019

Add Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Top